Tutorial: Como usar qualquer HD Externo no seu XBox 360

NOTA: Este post foi atualizado em 22/05/2015 com respostas para algumas dúvidas da galera!

Dia desses rodei a internet inteira atrás de uma solução de como eu poderia ter mais espaço para armazenar jogos que ainda iria baixar na Live com o meu XBox 360  que tem apenas 4 GB de HD. Pesquisando, acabei encontrando este maravilhoso turorial, que faz, ao final, qualquer HD externo (de qualquer tamanho em espaço) virar uma excelente opção de armazenamento. E o melhor: Não faz você tomar ban da Live, já que seu Console interpretará seu HD como um Pen Drive. Veja como proceder:

1º passo: Formate o HD Externo no próprio 360. Para isso, insira o HD no console, via alguma porta USB dele e vá em:
Meu XBox > Configurações do Sistema > Memória > Dispositivo USB > Configurar Agora (podem ocorrer alterações, caso a versão do sistema for mais atual, mas não tão diferente assim).

Ao término do procedimento o console apenas reconhecerá os 16 GB costumeiros (ou 32GB, caso tenha atualizado o sistema), como se fosse um Pen Drive. Em formato FAT32.

Obs.: Se der erro nesse passo, formate em um PC e depois faça o passo novamente.

2º Passo: Retire o HD Externo do XBox e o insira no Computador e, após o seu computador reconhecê-lo, permita a exibição dos arquivos ocultos nas configurações de pasta (dependendo do Windows, está em “propriedades” ou “opções de pasta”). Vai aparecer uma pasta com o nome “XBox360” (sem aspas) e é justamente neste passo que está o “pulo do gato”. Mesmo o seu 360 indicando que vai formatar o dispositivo USB isso não passa de balela, já que ele só apaga os arquivos contidos e cria apenas a pasta, não limitando o HD em apenas 16 GB (ou 32GB), mas o deixando com o seu tamanho “normal”.

3º passo: Copie e cole no próprio HD Externo, que está em seu computador ainda, a pasta “XBox360” tantas vezes quanto permite o limite de capacidade do seu dispositivo de armazenamento. Cada pasta copiada, servirá como um HD (ou Pendrive) de 16 GB (ou 32GB) diferente e independente. Por exemplo: se você tem um HD de 500 GB, copiando e colando a pasta criada pelo Console, vai dar mais ou menos umas 31 pastas. Metade da quantidade se a pasta tiver 32GB.

4º passo: Remova seu Hardware com segurança e o conecte de volta ao seu XBox 360. E já acabou o tutorial.

Quando a primeira pasta, criada pelo Console, ficar abarrotada (completar os 16 GB ou 32GB), simplesmente renomeie as pastas de forma que fique fácil distinguir os jogos que elas contém. Sempre que você quiser gravar ou jogar algum jogo que está em determinada pasta, basta renomear está pasta como “XBox360”. Sabe o por que? Porque, após você renomeá-la, esta pasta será a padrão para a leitura do Xbox e os outras não serão reconhecidos pelo console. Aproveite o espaço com jogos de tamanhos diferentes, para otimizar e não sobrar muito “HD” nas pastas.

Exemplo:

Se no HD externo tenho 3 “HD’s” com os jogos referência Gears of War 3, CoD MW3 e Fifa 14. Cada pasta será renomeada assim:
Xbox360. Gears of War 3
Xbox360. COD MW3
Xbox360. Fifa 14

Se eu quiser jogar o “HD” que tem o Fifa 14, apenas terei que renomear e apagar (no computador) esse “Fifa 14” do nome da pasta. Ficará assim (em negrito):
Xbox360. Gears of War 3
Xbox360. COD MW3
Xbox360

Entendido?

Para Copiar (fazer um backup) ou mover os jogos do seu 360 para um HD externo usando essa dica, utilize a própria opção no console em “configurações” ou, quando for baixar, escolha o disco externo. Lembrando sempre do limite de 16 ou 32GB (este último apenas para quem tem o sistema do console atualizado).

Pode dar um trabalho renomear todas as pastas, mas é vantajoso em alguns aspectos, principalmente se você tem algum HD largado pelo canto da casa.

A dica foi originalmente dada pelo Picklenose, no fórum de jogos da UOL (link do original).

UPDATE [Maio/2015]: A última atualização do sistema do XBox 360 permitiu que esqueçamos todo esse macete e liberou o uso de discos externos de até 2 TB. Um pequeno passo que poupará tempo precioso de jogatina. Chupa, Sony! Ah, sim: Se você tem um console desbloqueado que não aceita atualização de sistema, faça o macete. Ou compre um Wasabi (se você não pesquisar no Google, em breve explico o que é).

Categorias