Tutorial: Como usar qualquer HD Externo no seu XBox 360

NOTA: Este post foi atualizado em 22/05/2015 com respostas para algumas dúvidas da galera!

Dia desses rodei a internet inteira atrás de uma solução de como eu poderia ter mais espaço para armazenar jogos que ainda iria baixar na Live com o meu XBox 360  que tem apenas 4 GB de HD. Pesquisando, acabei encontrando este maravilhoso turorial, que faz, ao final, qualquer HD externo (de qualquer tamanho em espaço) virar uma excelente opção de armazenamento. E o melhor: Não faz você tomar ban da Live, já que seu Console interpretará seu HD como um Pen Drive. Veja como proceder:

1º passo: Formate o HD Externo no próprio 360. Para isso, insira o HD no console, via alguma porta USB dele e vá em:
Meu XBox > Configurações do Sistema > Memória > Dispositivo USB > Configurar Agora (podem ocorrer alterações, caso a versão do sistema for mais atual, mas não tão diferente assim).

Ao término do procedimento o console apenas reconhecerá os 16 GB costumeiros (ou 32GB, caso tenha atualizado o sistema), como se fosse um Pen Drive. Em formato FAT32.

Obs.: Se der erro nesse passo, formate em um PC e depois faça o passo novamente.

2º Passo: Retire o HD Externo do XBox e o insira no Computador e, após o seu computador reconhecê-lo, permita a exibição dos arquivos ocultos nas configurações de pasta (dependendo do Windows, está em “propriedades” ou “opções de pasta”). Vai aparecer uma pasta com o nome “XBox360” (sem aspas) e é justamente neste passo que está o “pulo do gato”. Mesmo o seu 360 indicando que vai formatar o dispositivo USB isso não passa de balela, já que ele só apaga os arquivos contidos e cria apenas a pasta, não limitando o HD em apenas 16 GB (ou 32GB), mas o deixando com o seu tamanho “normal”.

3º passo: Copie e cole no próprio HD Externo, que está em seu computador ainda, a pasta “XBox360” tantas vezes quanto permite o limite de capacidade do seu dispositivo de armazenamento. Cada pasta copiada, servirá como um HD (ou Pendrive) de 16 GB (ou 32GB) diferente e independente. Por exemplo: se você tem um HD de 500 GB, copiando e colando a pasta criada pelo Console, vai dar mais ou menos umas 31 pastas. Metade da quantidade se a pasta tiver 32GB.

4º passo: Remova seu Hardware com segurança e o conecte de volta ao seu XBox 360. E já acabou o tutorial.

Quando a primeira pasta, criada pelo Console, ficar abarrotada (completar os 16 GB ou 32GB), simplesmente renomeie as pastas de forma que fique fácil distinguir os jogos que elas contém. Sempre que você quiser gravar ou jogar algum jogo que está em determinada pasta, basta renomear está pasta como “XBox360”. Sabe o por que? Porque, após você renomeá-la, esta pasta será a padrão para a leitura do Xbox e os outras não serão reconhecidos pelo console. Aproveite o espaço com jogos de tamanhos diferentes, para otimizar e não sobrar muito “HD” nas pastas.

Exemplo:

Se no HD externo tenho 3 “HD’s” com os jogos referência Gears of War 3, CoD MW3 e Fifa 14. Cada pasta será renomeada assim:
Xbox360. Gears of War 3
Xbox360. COD MW3
Xbox360. Fifa 14

Se eu quiser jogar o “HD” que tem o Fifa 14, apenas terei que renomear e apagar (no computador) esse “Fifa 14” do nome da pasta. Ficará assim (em negrito):
Xbox360. Gears of War 3
Xbox360. COD MW3
Xbox360

Entendido?

Para Copiar (fazer um backup) ou mover os jogos do seu 360 para um HD externo usando essa dica, utilize a própria opção no console em “configurações” ou, quando for baixar, escolha o disco externo. Lembrando sempre do limite de 16 ou 32GB (este último apenas para quem tem o sistema do console atualizado).

Pode dar um trabalho renomear todas as pastas, mas é vantajoso em alguns aspectos, principalmente se você tem algum HD largado pelo canto da casa.

A dica foi originalmente dada pelo Picklenose, no fórum de jogos da UOL (link do original).

UPDATE [Maio/2015]: A última atualização do sistema do XBox 360 permitiu que esqueçamos todo esse macete e liberou o uso de discos externos de até 2 TB. Um pequeno passo que poupará tempo precioso de jogatina. Chupa, Sony! Ah, sim: Se você tem um console desbloqueado que não aceita atualização de sistema, faça o macete. Ou compre um Wasabi (se você não pesquisar no Google, em breve explico o que é).


Quem é Rogério Lima

veja todos os seus posts

Gamer desde os 11 anos, quando ganhou seu SNES e fanático por informação desde a N.º 1 da Super Game Power. Aos 33, é colecionador de jogos e consoles, os quais guarda com carinho.

  • Raphael Cabral

    VALEU PELA DICA MAIS COMO EU FAÇO PARA O COMPUTADOR ACHAR A PASTA NO MEU NÃO APARECEU NADA

    • kaique

      no meu pc tbm n apareceu nada

      • Kaique é Gay

        No Meu Tbm Manow é Noxi Parça kkkkkk

    • Jonathan Teixeira

      Vai em Computador, e na guia Ferramentas. Vai na opção “opções de pasta”, vai abrir um menu, aí vai em “Modo de exibição”, vai ter a opção de mostrar arquivos ocultos, é só marcar. Aí o HD vai mostrar a pasta Xbox360. E uma correçãozinha no tutorial, eu testei no meu Xbox, e cada pasta criada tem 32GB em vez de 16GB. No mais, eu estou testando aqui agora e até agora tudo funcionando.

  • Rodrigo Tiveron Ramalho

    Tinha um notebook, ele faliu e tirei o HD pra fazer um externo, quando coloco no xbox e abro pra configurar, as 2 opçoes estao cinzas, nao consigo clicar em nenhuma.
    Em um pen drive eu consegui, mas nao no HD.

  • Antonio Nunes Jr.

    Boa noite! Comprei essa semana um HD de 320GB da Seagate ST320LT007, coloquei no nosso XBOX e não reconheceu.. daí deu mais umas pesquisadas ( e parece que deveria ter feito isso antes) e algumas pessoas dizem que só aceita hd da WD??? isso procede? pode ajudar, por favor?

    • Rogério Lima

      Aceita qualquer marca.

      • Carlos Alves

        Amigo me diz uma coisa essa atualização do Xbox que permite agora qualquer HD, como faço a atualização, pois coloquei um HD da Seagate e não reconhece, já formatei em pc normal como fat32 mas mesmo assim não reconhece

      • Alexsandro Chagas Nmnm

        olá.tenho xbox 360 super slim tenho o hd de notebook da marca travelstar só que quando vo coloca o hd no xbox não em caxa gostaria de saber qual é o hd certo pro xbox 360 super slim

      • Jhow DZ6

        Aceita não, pois tenho um hd da semp toshiba e coloquei no meu xbox e ele não aceitou, pois o meu destravamento é LT 3.0 como faço para aceita?

  • João Bruno Motta

    Bom dia, estou fazendo o que você disse só que demora demais pra copiar as pastas , rs !

  • S@nio

    quando coloco no xbox e abro pra configurar, as 2 opçoes estao cinzas, nao consigo clicar em nenhuma.
    Em um pen drive eu consegui, mas nao no HD.

  • Pedro

    E se eu quiser usar o HD do pc???

    • Leticia

      tb queria saber queria usar tb

  • andre

    mesmo o HD sendo novo e não tendo nada dentro dele tem que formatar para poder colocar jogos e jogar?

    • Leonardo Oliveira

      Sim

  • Sandro Falk

    Caracas, o artigo ate vale como curiosidade, mas nao acho que valha a pena por dois motivos, preço do hd proprio do 360 é muito semelhante ao hd externo convencional, e o hd usado no usb 2.o do 360 fica limitado as baixas taxas de transferencia, coisa que nao ocorre no sata, acredito que jogos como BF3 , BF4, Need for speed rival, metal gear, world of thanks, destiny, nao vao conseguir rodar, ou vao apresentar alguns bugs pois precisam de taxas altas pra carregar as texturas, sem falar no trabalho de ir pro pc volta e meia renomear pastas por ocasiao de inclusão de jogo novo.

    • Roberto Santos

      Se esses jogos todos rodam da mídia física, que é absurdamente mais lenta, então rodariam do HD. Sem contar que a maior parte do jogo é carregada de uma vez.

      • Sandro Falk

        Caro Roberto, o leitor so é mais lento que o hd em sata, no caso do tutorial aqui usa o usb do 360 que é 2.0 , e hoje temos uma quantidade cada vez maior de jogos que precisam muita textura carregada em velocidade alta, como tambem é o caso do Battlefield hardline que acabou de sair.Sem falar que hoje vc compra um hd bom do 360 pra uso interno e na formatação correta por 300 reais ou menos e nao perde tempo quebrando a cabeça, e sim gasta esse tempo jogando.

        • Roberto Santos

          Amigo, usb 2.0 é trocentas vezes mais rapido que qualquer leitor de cd…
          se tiver alguma dúvida faça a instalação de um sistema operacional de um cd/dvd e de um pendrive qualquer dai você vai notar a diferença na taxa de transferência.
          Sem contar que, o foco da situação é você NÃO querer gastar o dinheiro em um hd.

          • Sandro Falk

            Caro Roberto, pelo foco ser justamente o preço do hd original do 360 ta muito barato, basta olhar mercadolivre , em nenhum momento falei que o usb 2.0 e mais lento que leitor de cd ou dvd, e sim que os jogos que mencionei no post anterior nao vao rodar nesse metodo aqui colocado, porque eles precisam da velocidade do sata e nao do usb 2.0.Se vc conseguir fazer battlefield 4 rodar por esse metodo, sem travadas ou problemas do genero, coloca um video no youtube e posta o link pra todos aqui.

          • LUCIDIO

            boa tarde . gostaria de saber se eu comprar um hd externo sangung de 1 tera, se da pra jogar BF 4 ???

          • Sandro Falk

            Lucidio, nao vai conseguir jogar bf 4, é o que ja postei acima, precisa do hd sata do 360, ou seja o hd que vai no encaixe apropiado do aparelho.O usb do 360 é 2.0, nao vai rodar.

          • Tiago Pereira

            Eu jogo BF4 e BF Hardline no HD externo Sansung e outros 200 jogos no meu RGH, sem travar nem bugar!

          • Sandro Falk

            Caro Tiago, rgh vc so joga modo historia, vc perde o que ha de melhor num 360 que ê a jogatina online, e lhe digo que se vc jogasse online com 12 players de cada lado nao tem como rodar so pela velocidade do usb 2.0, ja na epoca em que eu jogava bf 4 online no 360 com o hd original haviam ocorrencias de eventuais travamentos em alguns mapas.O Bf 4 foi desenvolvido para rodar em pcs top e consoles de ultima geracao,e no 360 e ps3 ele foi adaptado, eliminando muitos detalhes, para que pudesse rodar, e mesmo assim volta e meia travava o 360.

          • Bruno Breda

            Cara, esse negócio de que não da pra jogar online é lenda, hoje tem a rede Unit, não da pra jogar na live…mas visto os benefícios que o rgh tem, não jogar na live não é grande perca, sendo ainda que da pra jogar diversos jogos online nessa rede Unity…tenho um e recomendo….hd de 1tb reconhecido….etc.

          • Bruno Breda
  • Frank Deyve

    ver se eu entedie direito….
    só posso colocar um jogo por pasta ou posso colocar vários
    usando o nome da pasta .jogos de tiro

    • Rogério Lima

      Pode colocar quantos jogos der. Desde que não passe de 16GB (ou 32GB, dependendo da atualização).

  • Albino R Mondadori

    Bom dia, comprei um HD de 250GB e a xbox 360 reconhece o mesmo, e estou com um problema que quando salvo os jogos no HD e depois de desligar a xbox e ligar novamente os dados somem e pede para formatar o HD, a mesma coisa acontece com um pendrive de 8GB… Podem me ajudar por favor?

  • Vinicius Souza Yrigoyen

    Esse método só funciona para xbox desbloqueado?

  • Andre Dutra Carvalho

    Foi uma boa dica. É trabalhoso, mas como o amigo disse é sem dúvida uma boa opção para quem tem um HD de bobeira ou até mesmo para quem não quer gastar com esses caçadores de níqueis da MS.

  • Jhow DZ6

    Desbloqueio LT 3.0 aceita HD paralelo?

  • Gleuson Banner

    Bom dia!
    gostaria de tirar uma grande duvida. Meu xbox 360 e travado como tinha acesso a live, baixei e comprei vários jogos, porém não tinha espaço em meu a hd externo já q era 32 gigas disponível na época, então coloquei meus jogos no pc, consegui atualizar o xbox e liberar mais o hd, mas quando tentei passar os jogos para o hd o xbox não reconheceu mais o jogo, ocupa espaço no hd mas o console não reconhece. O que faço para resolver isso?

  • Edy Scratch Turntablism

    Boa tarde a todos! Gostei do fórum muito bacana mas tenho uma dúvida.Meu xbox está desbloqueado com reset glitch. Fazendo o procedimento de configuração do hd para personalizar e instalar o gta v ele não mostra a opção USB. O que deve ser isso alguém pode me ajudar? Grato!

  • Toomynator

    Precisarei atualizar meu xbox 360(modelo mais antigo destravado)?

  • Cristiano

    Ola. Baixei pela live o metal gear 5 ele instalou mas quando foi rodar pediu instalação do jogo no disco rígido e não reconheceu…tenho HD da Samsung de 1tb com outros jogos da livre instalados anteriormente mas o metal gear não reconheceu..o q faco?

  • Luan Santos Mesquita

    pessoal tenho uma duvida, comprei um xbox esses dias e ele tem hd externo pois seu hd e de 4gb e da pra nada, e ao colocar o fio do controle para ligado ele da erro no sistema
    tipo o hd externo conectado na frente e ao inserir o cabo e conectar ao controle da error no disco e reiniciar mas de celular ou pen drives vai d boa

  • Inglidy Silva

    tenho um HD de notebook ele aceita tudo normal mas quando eu ponho jogos ele trava e desliga e quando liga ele fala que tem que formata o HD

  • leonardo f tavares

    boa tarde . comprei um HD de 1tb , meu xbox arcade reconheceu 970 gb . porem gostaria de sabe como faço para que meu xbox o reconheça como DISCO RIGIDO para que possa gravar e jogar jogos como , metal gear solid e tinfall desde ja obrigado

    • Marcos Vicente

      Opa, meu Xbox 36p também é arcade.. qual foi o HD que você comprou?
      Nessa nova dashboard ele já reconhece como disco rígido, só salvar automaticamente.

  • ZCândido

    Sabe o que achei legal? Você dar crédito a quem postou primeiro o texto. Coisa rara hoje em dia. E você melhorou o texto original dexando-o mais detalhado. Obrigado e parabéns.

  • Diego Fco

    Legal a dica, pergunta, nesse caso continua sendo impossível jogar jogos como titanfall ou m. gear no xbox de 4gb? porque necessitaria de um hd interno ou esse procedimento resolve?

  • wesley falconny

    o meu so aceita hd original da microsoft

  • Thiago C Silva

    Tem como usar o hd próprio do xbox no pc?

  • Daniel Gustavo

    sou feio pra caralho

  • Daniel Gustavo